Quais os riscos das máquinas injetoras de plástico?

Quais os riscos das máquinas injetoras de plástico?


A máquina injetora de plástico é usada no processo de fundir e moldar polímeros de acordo com a peça que será criada no processo de transformação.

Nessa operação, o plástico é aquecido e injetado em um molde, que em seguida é resfriado e então poderá ser aberto para a extração da peça.

As injetoras são encontradas em diversos tamanhos e modelos, por isso é importante levar em conta o tipo de tarefa que será realizada. Na indústria do plástico a injetora é um dos itens mais procurados, considerando os resultados que oferece como alta produtividade, rapidez e qualidade dos produtos finais.

A máquina injetora é composta de seis partes básicas, sendo os principais componentes um funil, onde matérias primas são inseridas em um barril para transporte dos materiais até a unidade de aquecimento, e um aquecedor que derrete o material em um líquido, em um bocal para bombear o líquido dentro do molde e em uma unidade de ajuste para solidificar a forma e um ejetor para expulsar o produto acabado.

O projeto de segurança de uma máquina injetora de plástico deve ser essencial para o procedimento de acionamento hidráulico ou elétrico.

Para produzir um produto moldado por injeção a resina líquida é despejada no funil da máquina de moldagem, onde em seguida são despejados as tintas e os corantes.

O processo de aquecimento derrete a resina até que ela atinja o estado líquido.

Um mecanismo de injeção empurra o líquido dentro do molde, através de um parafuso ou martelo injetor.

O martelo injetor é usado quando pelo menos 20% do montante do líquido que está no funil é transportado para dentro do molde.

É o molde que determina o formato do produto acabado, e resfria o líquido para que ele se torne um material sólido, duro.

Enquanto esse processo está em andamento, as placas do molde são mantidas unidas por uma força mecânica ou hidráulica.

A fixação determina a forma final que o produto terá quando acabado, mas é importante lembrar que os moldes são projetados para resinas específicas.

Os problemas com uma injetora são normalmente, fáceis e simples de resolver:

As partes queimadas podem ser evitadas com a redução da temperatura do funil ou do tempo do processamento.

E o problema com o empenamento pode ser resolvido ajustando a temperatura da superfície ou a espessura do molde.

As imperfeições na superfície do produto são corrigidas por meio da regulação da temperatura do molde, dos níveis de umidade ou de pressão.

Blog

Entramos em contato

Este site usa cookies do Google para fornecer serviços e analisar tráfego.Saiba mais.