Como escolher uma máquina injetora usada?

Como escolher uma máquina injetora usada?


As máquinas injetoras novas certamente tem seus benefícios, garantias e também a garantia de fábrica do equipamento.

Porém as máquinas injetoras de plástico não duram muito tempo.

Por isso muitas pessoas consideram adquirir máquinas de segunda mão, que tem uma ótima vantagem com relação ao preço em comparação a uma máquina nova, além do prazo de entrega mais curto.

Mas sabemos que a decisão de comprar uma máquina usada é difícil e gera insegurança e desconfiança.

Compostas de funil, rosca, cilindro e bico de injeção, o sistema de injeção das máquinas para plástico precisa transportar o material de maneira progressiva pelos estágios de alimentação, compressão, fusão, injeção, o que demanda precisão, força e robustez.

Elétrica, hidráulica ou híbrida – qual escolher?

Existem três tipos diferentes de máquinas injetoras de plástico e a escolha deve influenciar na estratégia de manutenção, no desempenho e nos tipos de peças que serão necessárias.

As máquinas injetoras elétricas oferecem uma série de benefícios para as empresas que buscam uma eficiência energética maior, oferecendo precisão na potência e redução considerável no consumo de energia elétrica por meio de um mecanismo que garante a operação do motor apenas quando há operação.

Há máquinas que oferecem alta performance, o que é ideal para ciclos rápidos e paredes de peças finas, destacando-se pela velocidade alta.

No caso das máquinas injetoras hidráulicas, o servomotor aciona uma ou mais bombas hidráulicas e a pressão e vazão do óleo realiza os movimentos para abertura e fechamento do molde, dando seguimento ao processo de injeção.

É preciso que esse tipo de máquina proporciona um menor consumo de energia e alta previsão. As injetoras que tem acima de 600 toneladas contam com duas bombas que permitem simultaneidade de movimentos entre uma unidade injetora e fechamento.

As injetoras híbridas tem o movimento da injeção acionada por acumulador hidráulico de pressão e servoválvula, o que proporciona uma velocidade alta de injeção e previsão, e os demais movimentos tem acionamento elétrico por servomotores, gerando um desempenho alto para o processo com simultaneidade total dos movimentos.

Se o objetivo for utilizar uma ampla variedade de plástico para gerar seus produtos, é importante buscar uma injetora que trabalhe com isso com facilidade.

Nem todas as máquinas para plásticos tem a mesma configuração e alguns tipos de injetora tem mais dificuldades para trabalhar com determinados materiais.

As máquinas de injeção de plástico são as mais versáteis da indústria e por isso deve-se fazer uma escolha boa para obter resultados melhores. Por isso é preciso buscar fornecedores de qualidade, que ofereçam equipamentos que acompanhem os avanços tecnológicos e garantam equipamentos robustos com altos níveis de eficiência energética.

Blog

Entramos em contato

Este site usa cookies do Google para fornecer serviços e analisar tráfego.Saiba mais.